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POSTAGENS EM DESTAQUE

Recurso de Revista-Sexta Parte

Excelentíssimo Senhor Desembargador DOUTOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO Colendo TRABALHO DA 2ª REGIÃO - SÃO PAULO - SP








Processo n º
(Recorrente), JÁ qualificado nsa los epígrafe , Promove that in enfrentar de (Recorrida) , com sede na Av ........................... ........., 345, Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 000000000, inscrita no CNPJ n º 000000000000000000 , VEM, respeitosamente à Vossa Excelência de Presença, Por Seu Advogado, com Escritório, Nesta Cidade de São Paulo, à Av. ..............., 0000, 1º andar, sala 00 - CEP: 0000000 - Freguesia do Ó, São Paulo - SP, com Fundamento no Artigo 896, alíneas "a" "b" e "c", da Lei Celetária , interpor recurso de revista that TEM POR Objeto Reformar o Venerando Acordão prolatado Pela Colenda Turma desse Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Acordão soluço o n º 00000000000000 , pelas Razões de Seguir expostas.
DA ADMISSIBILIDADE DO RECURSO
O Recorrente E-parte não Processo e, portanto, Tem legitimidade Pará recorrer; TEM necessidade de interpor Recurso this, that was Visto Dado provimento AO recurso ordinário interposto Pela reclamada, não SENTIDO de Nao Concessão da sexta-parte, havendo that melhorar SUA SITUAÇÃO processual; a tempestiva interposição E; o Recurso E cabente o Porque FOI AO dada Artigo 129, da Constituição do Estado de São Paulo, Por Intermédio da Jurisprudência Interpretação divergente, Assim como, violação literalmente fazer "caput" do Artigo 5 °, da CF , AO Entendimento esposado Pela Colenda Turma do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, nos TERMOS los Que Determina o Artigo 896, alíneas "a", "b" e "c", da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, Pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região , atraves das Decisões nºs. 038749/2007 , Publicada no DOE de 17/08/2007 e 006867/2008-PATR, Publicada no DOE de 08/02/2008 (transcritas), EM SUA totalidade.
PEDIDO
Pede-se e Espera-se Que ESSA egregia Presidencia digne-se lhes receber, Conhecer e determinar o prosseguimento dEste recurso de revista, fundamentadamente, declarando OS efeitos los that o recebe, Abrindo-se vista a responder recorrida para, Querendo, não Prazo legal (CR Artigo 93, IX c / c CLT 896). TERMOS los Que, cumpridas as necessárias Formalidades Legais, Pede e Espera deferimento Como Medida de inteira Justiça.
Por Lado Outro, Nao incidem, na hipótese concreta, Os Enunciados TST, nºs 23, 126, 218, 221, 285, 333 e 337 Demonstrada ASSIM, a admissibilidade do Recurso ora interposto.

São Paulo, 02 de junho de 2011.





Silvino Guida de Souza

OAB-SP-









Razões DE RECURSO DE REVISTA

Recorrente : (Recorrente)

Recorrida: (recorrida)
Processo n º 000000000000000
Vara de Origem: Vara 084 - São Paulo
EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO.
Colenda TURMA JULGADORA.
O Recorrente Qualificação supra, Por Seu Advogado e Bastante procurador infra-assinado, interpõe recurso de revista this com Fundamento no Artigo 896, alíneas "a" "b" e "c", da Consolidação das Leis do Trabalho, pelas Razões de Seguir expostas :
Objeto DESTE RECURSO
I - E obter Ordem Judiciária determinando uma REVISÃO fazer Venerando Acordão recorrido, proferido Pela Colenda Turma desse Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, não ordinário Recurso, Acordão supra epigrafado, figurando Como reclamante, o ora Recorrente, in that a Turma decidiu los SENTIDO Completamente Contrário à Jurisprudência dominante, Haja vista Que o Benefício sexta JÁ SE Encontra Consolidado na Jurisprudência los Relação ÀS Empresas Públicas e Sociedades de economia mista a favor de Servidores SEUs, Tanto ISSO E Fato, Que o douto Magistrado da Instancia de Origem concedeu nenhuma Mérito o Benefício, Sentença ESSA, that Devera Ser mantida POR Este Egrégio Tribunal Superior, com Fundamento los SUA Própria Jurisprudência.
I a) - Sobremais ressalte-se Que o reclamante E Servidor Público Estadual, na categoria de Empregado Público, tendão Sido admitido Antes da promulgação da Constituição Estadual, portanto. A sexta-parte E Título estabelecido no art. 129 da Constituição Estadual, that Trata fazer Gênero Servidor Público, albergadas Nele como Espécies Funcionário Público e Empregado Público, Sendo that in Relação um ESSE inexiste qualquer article in comento discriminação OU limitação Quanto à Pessoa do Empregador, se ente da Administração Direta OU indireta, de forma that Interpretação restritiva invalidaria a Própria intenção fazer legislador constitucional Estadual . Disso de Além, AINDA ASSIM Que Localidade: Não fosse, Verifica-se Que o legislador Estadual Localidade: Não deixou Margem uma Dúvidas, AO estabelecer, no art. 205 da Lei Complementar 180 de 1978/12/05, Que regulamentou o Sistema de Administração Estadual, e that was recepcionada Pela Constituição Estadual, Que São considerados Servidores OS admitidos los carater temporario, extranumerários OS existentes NA ÉPOCA DA SUA PUBLICAÇÃO, Funcionários OS interinos e Empregados OS celetistas.
Atente-se also that a Leitura atenta de TODO o Capítulo Leva à CONCLUSÃO inescapável de that o legislador constitucional, Nesse Capitulo de: Não cuidou de tecer hum Corpo Único e coerente de Regras e DIREITOS Pará o funcionalismo Público, mas AO contrario tratou, EM CADA hum dos SEUS Artigos de situações DIVERSAS, fixando parágrafo CADA UMA, Regras Diferentes. Tanto ASSIM E Que No art. 124 estipulou Regra Para O regime Único, Tratando de Igual Modo Funcionários Públicos e Empregados Públicos de Fundações e autarquias, Mas nenhuma arte. 127 tratou do regime de Previdência dos Funcionários Públicos Exclusivamente, detentores de cargas.
ASSIM, when a Constituição, não article in comento, Trata genericamente dos Servidores Públicos, Sem nenhuma especificação, autoriza o intérprete um entendre Que ali se encontram abrangidos de Todos os Trabalhadores ASSIM definidos Pela doutrina dominante, sejam Quais, Funcionários Públicos OS em sentido estrito e Empregados Públicos OS, EM SENTIDO lato, dentre ESSES, abrangidos also OS Empregados de empresas de economia mista , empresas essas that TEM SEUS Destinos diretamente vinculados ÀS decisões Políticas do Estado, inclusive Que impõe Limites EAo reajustes salariais Das respectivas CATEGORIAS.  

Decidiu da seguinte forma o Egrégio TRT02:
Veneranda DECISÃO RECORRIDA
II - A Veneranda decisão atacada afirmou that "verbis":
PROCESSO TRT / SP N °
RECURSO ORDINÁRIO - 7ª TURMA
ORIGEM: 84ª VT / São Paulo - SP
Recorrente:
RECORRIDA:
Inconformado com a r. Sentença de fls. 107/108, Cujo Relatório adoto e that julgou improcedente a Ação, recorre o reclamante a fls. 110/117, pretendendo o Pagamento do Adicional de sexta-parte e reflexos. Isenção de custas de fls. 108.
Contrarrazões a fls. 120/124.
Sem Manifestação do Ministério Público do Trabalho, nos TERMOS da Portaria n º 03, de 27/01/2005 da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região.
E o Relatório.
VOTO
Conheço fazer Recurso, o Porque e tempestivo regular.
A r. decisão de Origem apreciou Ampla e corretamente a Matéria.
De Fato, E indiscutível Que a Constituição Estadual Garante a Percepção da sexta-parte SOBRE OS Vencimentos Integrais SEM estabelecer distinção between Funcionários estatutários e celetistas.
A Vantagem, entretanto, E Privativa dos Servidores Públicos , a Conceito Que Abrange o Pessoal da Administração Direta, das autarquias e das Fundações instituídas OU mantidas Pelo Poder Público, mas de e inaplicável à reclamada, Sociedade regime de economia mista sujeita AO
Jurídico proprio das Empresas Privadas, Por Força do art. 173, Paragrafo 1º - inciso II da Carta Magna.
Localidade: Não HÁ Absolutamente nada a Reformar.
Conclus à O
Do Exposto,
ACORDAM OS Magistrados da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região em: Negar provimento AO recurso ordinário fazer reclamante, parágrafo MANTER inalterada a r. decisão de
Primeira Instancia, nos TERMOS da Fundamentação fazer voto da Relatora.
SONIA MARIA DE BARROS - Desembargadora Relatora
ASSIM decidindo o v. Acordão afrontou a Lei Estadual, Artigo 129 EO Artigo 5 °, "caput" da Constituição da República that agasalha o Princípio da isonomia, EM Relação AO TRATAMENTO dispensado AO Público Servidor, invocado here. "Data Máxima venia 'Há Entendimento los SENTIDO Contrário a ESSA respeitável decisão e POR ISSO, Merece Ser reformada o Porque de: Não DEU AO Caso concreto a Melhor Interpretação. Julgou o Egrégio Tribunal Regional da Segunda Região, a contrario AO Que Determina o Artigo 173, I, da CF / 88, Decisão, ESSA, that Devera Ser Revertida, Conforme a Mais balizada Jurisprudência do Regional da Décima Quinta Região.
Colenda Corte Superior, E Importante salientar that competir à União Legislar SOBRE Direito do Trabalho, nos TERMOS fazer (Artigo 22, I, da CF), Sendo vedado AO Estado-Membro EDITAR Normas de carater Geral SOBRE Direito do Trabalho. Entretanto, PODE o Estado-Membro EDITAR Normas Trabalhistas de Aplicação somente AOS SEUS respectivos Servidores Pelo regime da CLT. E o Que fez o Estado de São Paulo AO EDITAR uma norma do Artigo 129 da Constituição Estadual Que Localidade: Não distingue Entre Servidor estatutário e Servidor Contratado Pela Consolidação das Leis do Trabalho, Nao cabendo AO intérprete distinguir. A Destina-se sexta-parte a TODO Servidor Público. Este Artigo da Constituição Bandeirante E auto-APLICÁVEL, Nao carecendo de regulamentação.
A Legislação Trabalhista E federais mas IstoÉ Localidade: Não significa Que CADA Estado Membro esteja impedido de Legislar SOBRE Benefícios destinados a SEUS Empregados, da Administração Direta Quer Como da Administração indireta, respeitado o minimo de Direitos atribuído Pela Legislação federal.

Colacionamos a Seguir dissídios jurisprudenciais não SENTIDO de demonstrar a divergência de posicionamento não tange that AO Benefício sexta-parte.
Com a efeito. Vejamos, entao a (s) ":
A (s) DECISÃO (ões) PARADIGMA (s)
III - Melhor Entendimento à Questão Jurídica posta los Juízo ", venia maxima de dados ', FOI dada Pela Colenda Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região , AO Decidir "verbis" .:
III - 1 - Acordão N ° 038749/2007 - PROCESSO N ° 01265-2005-066-15-00-8 - RO - TRT-15ª - DOE - 17/08/2007

Decisão 038749/2007-PATR do Processo 02013-2006-129-15-00-5 RO , 3ª Turma - publicado em 17/08/2007 - DOE . Recdo: CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
Recte: Maria Luiza Cabral de Almeida
CONHECER e Negar provimento AO Recurso parágrafo MANTER a r. Sentença. Barbatanas Pará recursais, mantido o valor da condenação. Votação unânime.

            PROCESSO N. 02013-2006-129-15-00-5
PROCESSO N. 02013-2006-129-15-00-5
RO - RECURSO ORDINÁRIO
Recorrente: CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE
                             SANEAMENTO AMBIENTAL
Recorrido: LUIZA MARIA CABRAL DE ALMEIDA
ORIGEM: VARA DO TRABALHO 10ª DE CAMPINAS
JUIZ: ÁLVARO DOS SANTOS

Sentença: F. 66/70 (PROCEDENTE EM PARTE)
RECURSO: F. 76/92 (reclamado)

Vistos.

Da r. Sentença julgou procedente that in Parte de uma Ação recorre o reclamado Quanto AO Adicional por Tempo de Serviço, denominado "sexta-parte" e não tange that AO Modo de Execuções da Sentença.
Contra-Razões de f. 100/05.
a D. P rocuradoria opinou Pelo prosseguimento do Feito, f. 108.
E o Relatório.

VOTO

Conheço fazer Recurso, POR OS preenchidos pressupostos Legais de admissibilidade.
DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO (SEXTA-PARTE) - CONSTITUIÇÃO PAULISTA, ART. 129

Empregado Público E especie, fazer qua Servidor Público E género, EO Servidor Público PODE Ser celetista OU estatutário. De QUALQUÉR modo, se trabalham soluçar o pálio da Constituição Bandeirante, Todos enguias São Destinatários fazer Quanto disposto art los Seu. 129, e fazer also arte. 20 do ADCT, fazer Diploma MESMO, POR Inexistência de QUALQUÉR distinção, celetistas Entre UO estatutários, na aludida Regra.

Nesse Passo, also o Servidor Público celetista FAZ jus à Vantagem atinente à sexta-parte dos Vencimentos Integrais, Que Abrange de Todos os Servidores Públicos Estaduais, apos Vinte Anos de Serviço.

De Fato, prescreve o art. 129 da Constituição do Estado de São Paulo, "in verbis":

" Art. 129 Ao Servidor Público Estadual de e assegurado o percebimento do Adicional por Tempo de Serviço, concedido nenhum minimo POR quinquênio, E vedada a SUA limitação, Bem Como um 1/6 (Sexta parte) dos Vencimentos Integrais, concedida AOS (Vinte) Anos de efetivo Exercício, Que se incorporarão AOS Vencimentos para Todos OS efeitos, observado o disposto no Artigo 115, XVI, desta Constituição ".

Localidade: Não HÁ Motivo plausível parágrafo Negar aludida Vantagem salarial a apelada.

 Conforme disposições de Natureza administrativas Internas, invocadas Pela apelante, ACERCA da incidencia da verba AOS SEUS Funcionários Não Tem o Condao de impedir a Aplicação das disposições Legais supra.

A denominada Parcela "sexta-parte" consubstancia UMA Melhoria nsa Vencimentos, um plus que o legislador entendeu Estadual devido AOS Servidores, indistintamente. Por Certo, incomum o Interesse fazer orgão da Administração indireta, nenhum afastamento da Aplicação de Normas sancionadas Pelo Poder AO qua Vinculado, o Executivo Estadual.

Por Otras Águas de: Não Singra a Jurisprudência. Vide, POIs, o v. Acordão n. 019531/2007-PATR, Processo n. 00215-2005-066-15-00-3-RO, relator juiz Lorival Ferreria dos Santos, publicado no DOE los / SP 04/05/2007 ", no" Sítio Eletrônico do E. TRT-15. Mais:

" Servidor Público CELETISTA. Remuneração. SEXTA-PARTE. ART. 129 DA CONSTITUIÇÃO PAULISTA . Defere-se a Vantagem concernente à sexta-parte dos Vencimentos Integrais, Que Abrange de Todos os Servidores Públicos Estaduais, apos Vinte Anos de Serviço . (TRT 15ª R . -1ª T.-RO 16512/00 -. Ac 43020/00 -. Rel Juiz Eduardo Benedito de Oliveira Zanella - DOE 21.11.00 -. p 17 "-". 35 em "RNDT, Vol, Nacional de Direito, janeiro / 2001, p.137).

Outrossim, DEVIDA um SUA Integração e reflexos, conforme do Ilustra a r. decisão um CITADA Seguir:

" SEXTA-PARTE. NATUREZA. GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO. DISTINÇÃO. Incidência RECÍPROCA NAO VERIFICADA. Agravo DESPROVIDO "...." Atente-se par a Natureza real, da Sexta-parte. Muito embora pressupondo o transcurso de Vinte Anos de efetivo Exercício, nada Mais consubstancia fazer that UMA Melhoria Nos Vencimentos, um mais um Que Passa a ter o Direito Servidor. Eis o Trecho fazer arte. 129 da Constituição Estadual:
(...) A Sexta-parte dos Vencimentos Integrais, concedida AOS Vinte Anos de efetivo Exercício, Que se incorporarão AOS Vencimentos para Todos OS efeitos (...)
Ora, descabe Toma-la com juntamente como gratificações incorporadas AOS Proventos parágrafo Dizer-se de Cálculo glosado Pelo inciso XIV do art. 37 da Constituição Federal:
XIV - os acréscimos pecuniários percebidos POR Servidor Público de: Não Serao computados, acumulados NEM, parágrafo barbatanas de Concessão de acréscimos ulteriores, soluço o MESMO OU Título identico Fundamento.
Tal preceito Não Tem o Condao de obstaculizar Verdadeira Melhoria de Vencimentos outorgada POR Legislação locais los cara da Passagem do Tempo. E sabença Geral de Origem, EM si, desta norma: decorreu fazer famigerado Decreto-Lei 2039/83 Que, lhes passe de Mágica, possibilitava alcançar-se, com Trinta e Cinco Anos de Serviços, gratificação de Cento e Quarenta POR Cento, Mediante o Chamado Efeito cascata. Tanto Localidade: Não se Trata de gratificação por Tempo de Serviço Que o Pagamento, AO Contrário fazer that ocorre los Relação um Otras Parcelas, Nao E Feito de forma individualizada, separada, mas los Conjunto com o proprio Vencimento, Integrando-o. Impossível olvidar E-se, na Aplicação do inciso XIV do art. 37 da Carta da República, um DAS Razão encontra em Coisas, o Princípio da razoabilidade. Dai o acerto fazer Acordão prolatado Pela Corte de Origem, não Que afastou óbice relevado Pela mencionada Regra constitucional. Repita-se Que a sexta-parte nada Mais E fazer Que hum mais nsa Vencimentos, Passando um Integra-los los Virtude de efetivo Exercício, mostrando-se OS Vinte Anos, soluçar o ÂNGULO temporais, Como Simples condição de para obter-se o Direito . "(STF - Agravo de Instrumento 296,318-6 - São Paulo -. Rel. Min Marco Aurélio - DJU 18.12.00 - p.13). - "In", "Revista Nacional de Direito do Trabalho", Editora Nacional de Direito, vol. 35, pág. 216/7).

NATUREZA JURIDICA DA CETESB - Execuções POR precatório
           
Em Que pese a Matéria suscitada na Apelação SEJA pertinente à fase de Execuções de Sentença, uma de FIM evitar-se eventual e futura alegação de negativa de Prestação jurisdicional, also parágrafo Maximizar uma ATIVIDADE jurisdicional, de consignar Que a Recorrente Localidade: Não FAZ jus AO Privilégio da Execuções, via precatório judicial, e ISSO pelas Razões contidas no v. Acordão n. 037080/2004-PATR, dEste E. TRT-15ª Região, envolvendo uma Própria apelante, e fazer qua se extrai o seguinte Trecho, Altamente elucidativo, AO qua ESTA relatoria ADERE, pedindo venia parágrafo transcrevê-lo:

" A Constituição Federal autoriza Que se prescinda de precatório é Sua conseqüente Inclusão sem Orçamento when SE TRATAR de débitos considerados de Pequeno valor, Segundo o disposto no Artigo 100, § 3º da Carta Maior. Ademais, o Artigo 87 do ADCT, com Redação dada Pela Emenda Constitucional n º 37, de 13.07.02, estabelece that:
'Para Efeito do that dispoe o § 3º, fazer arte. 100 da Constituição Federal de arte OE. 78 Ato das Disposições dEste Constitucionais Transitórias Serao considerados de Pequeno Valor, comeu Que Sé de uma Publicação oficial das respectivas leis definidoras Pelos ENTES da Federação, observado o disposto no § 4º fazer arte. 100 da Constituição Federal, OS débitos OU Obrigações Consignados los precatório Judiciário, Que tenham valor Igual UO inferior a: I-40 (Quarenta) salarios minimos-, perante a Fazenda dos ESTADOS e do Distrito Federal; II-30 (Trinta) salarios minimos-, perante a Fazenda dos Municípios. "
Alem do Mais, não Caso Presente, o Juízo da Execuções E Realmente o Competente Para requisitar o Pagamento AO eXecutado, SEJA ATRAVES da formalização do precatório, OU consoante o Inscrito não Artigo 100, § 2º da Constituição Federal. AINDA ASSIM Que Localidade: Não fosse, Trata-se de Sociedade de economia mista, a qua Localidade: Não se Aplica o regime do precatório. Um segue penhora o Procedimento das execuções Trabalhistas, POIs Tais Sociedades se Regém Pela Lei das Sociedades Privadas. "(Processo n. 00721-2003-005-15-00-0 ROPS, relatora juíza Ana Maria de Vasconcellos, publicado no DOE / SP los 24/09/2004, "in" sítio Eletrônico fazer E. TRT-15).

No MESMO SENTIDO: v. Acordão n. 019164/2004-PATR, do Processo n. 01719-2002-009-15-00-3 ROPS, relator juiz Luiz Roberto Nunes, publicado no DOE los / SP 04/06/2004 ", no" Sítio Eletrônico do E. TRT-15. 

Destarte, de inferir Que Localidade: Não se insere a Recorrente não Conceito Restrito de Fazenda Pública, regime sujeitando-se AO PROPRIO Jurídico das Empresas Privadas sem that concerne ÀS Obrigações de Natureza trabalhista; e AINDA ASSIM Que Localidade: Não se entendesse, à hipótese dos autos de: Não se Aplica o regramento Relativo à Expedição de precatório, vista Haja o Que Montante da condenação de: Não exceder as a importancia definida Como obrigação de Pequeno valor par a Fazenda Estadual, a Teor do art. 87, fazer ADCT / CF, com a Redação dada Pela EC n ° 37/02.

CONCLUSÃO

POSTO ISTO , decide-se CONHECER e Negar provimento AO Recurso parágrafo MANTER a r. Sentença .

            Barbatanas Pará recursais, mantido o valor da condenação.

FRANCISCO ALBERTO DA MOTTA PEIXOTO GIORDANI
                                       JUIZ relator

Decisão Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, EM 17/08/2007.

Não decidiu MESMO SENTIDO, AINDA, o Egrégio TRT-15ª Região:
Decisão 006867/2008-PATR

Decisão 006867/2008-PATR do Processo 01799-2006-043-15-00-1 RO publicado em 08/02/2008.
o Faça UMA Cópia da Íntegra do Voto

Recte .:
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
Recdo .:
Maria Andrea de Almeida Gonzaga

Conhecer fazer Recurso e dar-LHE parcial provimento par reduzir a Multa Diaria Pará R $ 50,00, Bem Como indeferir OS Benefícios da Justiça GRATUITA à Autora, nos TERMOS da Fundamentação, mantida, sem Mais, a Sentença de Origem. Mantido o valor da condenação parágrafo OS aletas da IN n. 03/93 fazer C. TST.
Votação unânime.

1ª TURMA - 2ª CÂMARA
PROCESSO TRT 15ª REGIÃO - N ° 01799-2006-043-15-00-1
Recurso ordinário DA VARA DO TRABALHO 3ª DE CAMPINAS
Recorrente: CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
RECORRIDA: MARIA ANDREA DE ALMEIDA GONZAGA
JUIZ SENTENCIANTE: ANDRÉ LUIZ MENEZES AZEVEDO SETTE

               Da r. Sentença de fls. 61/64, julgou procedentes that Parte dos Pedidos deduzidos na Reclamação Trabalhista, recorre a reclamada, buscando a Reforma da Sentença parágrafo Que SEJA excluída da condenação a sexta-parte e integrações SUAS, Bem Como a Multa diaria arbitrada, pugnando that um Execuções se de Por Meio de precatórios.

Contra-Razões apresentadas Pelos reclamantes ÀS fls. 88/94.

Autos relatados.

VOTO

Conheço fazer Recurso, POR presentes OS pressupostos recursais.

A Origem condenou a reclamada a Pagar "de sexta-parte DOS Vencimentos, a Partir de 02/06/06, com reflexos nas Férias, 13º salarios, adicionais por Tempo de Serviço, FGTS e HORAS extras". (fls. 63).

A reclamada insurgência-se contra a condenação referida, AO Argumento de Que o disposto no Artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo TEM Como Destinatários, apenas, OS Servidores estatutários e that, in vista Disso, Os reclamantes de: Não estariam amparados POR ESSE Dispositivo de lei.

Localidade: Não HÁ Dúvida de Que a reclamante E empregada Pública com Mais de Vinte Anos de efetivo Exercício los SUAS funções, O Que IMPORTA DiZer Que implementados estao OS Requisitos exigidos Pela Legislação los comento.

Contudo, Nao se concebe uma Aplicação dEste Direito apenas AOS Funcionários Públicos, ASSIM OS entendidos estatutários, devendo Ser APLICÁVEL um de Todos os Servidores Públicos, dentre OS cais Quais d'Orsay celetistas OS, Pela Aplicação fazer bordão Jurídico de that "Onde a lei de: Não distinguiu Localidade: Não cabe AO intérprete faze-lo " .
Da MESMA Maneira, uma base de Cálculo da referida verba.

Efeito Com, o art. 129 da Constituição Estadual FOI AO Claro determinar o COMPUTO SOBRE OS Vencimentos Integrais dos Servidores. Nesse SENTIDO, aliás, E o posicionamento do C. STF, não excerto seguinte:

"O Acordão recorrido funda-se essencialmente na Interpretação do artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo, verbis:. Os Autores fazem jus Realmente AO Recebimento da Vantagem denominada" sexta parte ", porquanto preenchem o Requisito fazer disposto no Artigo 129 da Constituição Estadual, that assegurou AO Servidor Público O Direito de perceber a sexta-parte dos Vencimentos Integrais concedida AOS Vinte Anos de efetivo Exercício. Tal preceito legal, POR Localidade: Não Depender de regulamentação, auto-E APLICÁVEL. (...) Dessa forma, apos um promulgação da Constituição Estadual de 1989, Nao Mais se PODE Negar a Vantagem da sexta-parte dos Vencimentos AOS Servidores vinculados à Administração Pelo regime da Lei Estadual n. 500/74 UO da CLT. (...) " (STF, AI 212.215- SP, Relator Min. Sepúlveda Pertence, DJ 31.08.98).

Mantém-se, portanto, a condenação imposta los Primeiro grau, inclusive a relativa AOS reflexos da sexta-parte NAS Demais verbas DO CONTRATO.

Multa Diaria

A Multa Diaria determinada na decisão de Origem TEM lastro legal e doutrinário, Como se nota da dicção fazer Paragrafo 5 ° do art. 461 do CPC, e nada Mais E fazer that UMA coerção do Estado, Uma especie de "desacato ao tribunal" Para Que o devedor cumpra SUA obrigação de Fazer determinada judicialmente. A Busca Pela Localidade: Não Aplicação da Multa TEM Que se dar Pelo adimplemento da obrigação e Localidade: Não Pela Exclusão da Multa da decisão de Origem, that equivaleria a hum salvo-Conduto par o descumprimento de obrigação JÁ UMA Reconhecida los Juízo, soluçar o crivo do devido Processo legal, inadmissível when se Busca hum Processo de Resultados, não DiZer de Dinamarco.

No Caso los Tela, Pelo Princípio da razoabilidade, entendo Ser cabível, apenas, UMA Redução do valor da Multa Diaria Pará R $ 50,00, Que Melhor se compatibiliza com a SITUAÇÃO ora discutida, pequena alteração that ora se FAZ na Sentença recorrida.

Execuções POR precatório

A reclamada e Sociedade anônima , nos TERMOS de Seu Estatuto (art. 1º), Razão Por Que se sujeita AO Procedimento Geral da Execuções, Nao se justificando um Execuções POR precatório postulada (fls 30.).

Nada a MODIFICAR, portanto.

Justiça GRATUITA

Uma Vez Que a reclamante, Como POR ELA MESMA mencionado a fls. 03, E Bióloga e recebe Remuneração Mensal de R $ 5.463,52, SEM CONTAR com a sexta-parte, Cujo Direito ora se ratifica, Nao se justifica a Concessão dos Benefícios da Justiça GRATUITA uma ELA deferidos. Diz o bordão Jurídico Que o ordinário se presumir EO Extraordinário si Prova. No Caso soluço Exame, pertencia à reclamante o ônus de PROVAR SUA insufficiency Econômica, JA Que recebe cerca de 14-fold o valor do Salário Mínimo Nacional, Nao Sendo Suficiente uma mera declaração Genérica de fls. 10.

Dessa Maneira, reforma-se a decisão de Origem parágrafo indeferir OS Benefícios da Justiça GRATUITA à Autora.

Posto Isto É, decido fazer Recurso Conhecer e dar-LHE parcial provimento par reduzir a Multa Diaria Pará R $ 50,00, Bem Como indeferir OS Benefícios da Justiça GRATUITA à Autora, nos TERMOS da Fundamentação supra, mantendo-se, sem Mais, uma Sentença de Origem.
Mantém-se o valor da condenação parágrafo OS aletas da IN n. 03/93 fazer C. TST.           MARIANE Khayat -. Desembargadora Relatora Publicado no DOE de 08/02/2008.

O TRT-15ª Região decidiu da seguinte forma, EM Relação A Empresa de economia mista - CTEEP, Referente à SEXTA PARTE, vejamos Senao:
PROCESSO N. 01425-2006-091-15-00-0
RO - RECURSO ORDINÁRIO
Recorrente: JOSÉ CARLOS TEODORO
Recorrido: COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA
                            ELÉTRICA PAULISTA - CTEEP
ORIGEM: VARA DO TRABALHO 4ª DE BAURU
JUIZ: PAULO BUENO CORDEIRO DE ALMEIDA PRADO BAUER

Sentença: F. 134/41 (improcedente)
RECURSO: F. 144/61 (reclamante)

Vistos.

Da r. Sentença julgou improcedente that uma Ação recorre o reclamante Quanto à verba denominada "sexta parte" e Adicional por Tempo de Serviço.  
Ofertadas Contra-Razões um f. 166/71.
Autos de Os Localidade: Não foram encaminhados à D. Procuradoria Regional do Trabalho, EM atendimento AO disposto no art. 111, inciso II, do Regimento Interno desse Eg. Tribunal.
E o Relatório.
O VOT
Conheço fazer Recurso, POR OS preenchidos pressupostos Legais de admissibilidade.
DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO (SEXTA-PARTE) - CONSTITUIÇÃO PAULISTA, ART. 129
Empregado Público E especie, fazer qua Servidor Público E género, EO Servidor Público PODE Ser celetista OU estatutário. De QUALQUÉR modo, se trabalham soluçar o pálio da Constituição Bandeirante, Todos enguias São Destinatários fazer Quanto disposto art los Seu. 129, e fazer also arte. 20 do ADCT, fazer Diploma MESMO, POR Inexistência de QUALQUÉR distinção, celetistas Entre UO estatutários, na aludida Regra.
Nesse Passo, also o Servidor Público celetista FAZ jus à Vantagem atinente à sexta-parte dos Vencimentos Integrais, Que Abrange de Todos os Servidores Públicos Estaduais, from that implementado o Requisito legalmente exigível parágrafo Tanto: Vinte Anos de Serviço.

De Fato, prescreve o art. 129 da Constituição do Estado de São Paulo:

"Art. 129 Ao Servidor Público Estadual de e assegurado o percebimento do Adicional por Tempo de Serviço, concedido nenhum minimo POR quinquênio, E vedada a SUA limitação, Bem Como um 1/6 (Sexta parte) dos Vencimentos Integrais, concedida AOS (Vinte) Anos de efetivo Exercício , Que se incorporarão AOS Vencimentos para Todos OS efeitos, observado o disposto no Artigo 115, XVI, desta Constituição ". (Grifei)

Conforme disposições de Natureza administrativas Internas, invocadas Pela recorrida los contestação por e lhes contra-Razões, ACERCA da incidencia da verba AOS SEUS Funcionários Não Tem o Condao de impedir a Aplicação das disposições Legais supra. Isto É o Porque uma parcela denominada "sexta-parte" consubstancia UMA Melhoria nsa Vencimentos, um plus que o legislador entendeu Estadual devido AOS Servidores, indistintamente.
Por Certo, incomum o Interesse fazer orgão da Administração indireta, nenhum afastamento da Aplicação de Normas sancionadas Pelo Poder AO qua Vinculado, o Executivo Estadual.
Por Otras Águas de: Não Singra a Jurisprudência:
"Servidor Público CELETISTA. Remuneração. SEXTA-PARTE. ART. 129 DA CONSTITUIÇÃO PAULISTA. Defere-se a Vantagem concernente à sexta-parte dos Vencimentos Integrais, Que Abrange de Todos os Servidores Públicos Estaduais, apos Vinte Anos de Serviço. TRT 15ª R. -1ª T.-RO 16512/00 -. Ac 43020/00 - Rel Juiz Eduardo Benedito de Oliveira Zanella -. DOE 21.11.00 -. p 17 "-" em "RNDT, vol. 35, Nacional de Direito, jan / 2001, p.137.

Cabível SUA Integração e reflexos, Como Ilustra a r. decisão um CITADA Seguir:
 " SEXTA-PARTE. NATUREZA. GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO. DISTINÇÃO. Incidência RECÍPROCA NAO VERIFICADA. Agravo DESPROVIDO "...." Atente-se par a Natureza real, da Sexta-parte. Muito embora pressupondo o transcurso de Vinte Anos de efetivo Exercício, nada Mais consubstancia fazer that UMA Melhoria Nos Vencimentos, um mais um Que Passa a ter o Direito Servidor. Eis o Trecho fazer arte. 129 da Constituição Estadual:
(...) A Sexta-parte dos Vencimentos Integrais, concedida AOS Vinte Anos de efetivo Exercício , Que se incorporarão AOS Vencimentos para Todos OS efeitos (...)
Ora, descabe Toma-la com juntamente como gratificações incorporadas AOS Proventos parágrafo Dizer-se de Cálculo glosado Pelo inciso XIV do art. 37 da Constituição Federal:
XIV - os acréscimos pecuniários percebidos POR Servidor Público de: Não Serao computados, acumulados NEM, parágrafo barbatanas de Concessão de acréscimos ulteriores, soluço o MESMO OU Título identico Fundamento.

Tal preceito Não Tem o Condao de obstaculizar Verdadeira Melhoria de Vencimentos outorgada POR Legislação locais los cara da Passagem do Tempo. E sabença Geral de Origem, EM si, desta norma: decorreu fazer famigerado Decreto-Lei 2039/83 Que, lhes passe de Mágica, possibilitava alcançar-se, com Trinta e Cinco Anos de Serviços, gratificação de Cento e Quarenta POR Cento, Mediante o Chamado Efeito cascata. Tanto Localidade: Não se Trata de gratificação por Tempo de Serviço Que o Pagamento, AO Contrário fazer that ocorre los Relação um Otras Parcelas, Nao E Feito de forma individualizada, separada, mas los Conjunto com o proprio Vencimento, Integrando-o. Impossível olvidar E-se, na Aplicação do inciso XIV do art. 37 da Carta da República, um DAS Razão encontra em Coisas, o Princípio da razoabilidade. Dai o acerto fazer Acordão prolatado Pela Corte de Origem, não Que afastou óbice relevado Pela mencionada Regra constitucional. Repita-se Que a sexta-parte nada Mais E fazer Que hum mais nsa Vencimentos, Passando um Integra-los los Virtude de efetivo Exercício, mostrando-se OS Vinte Anos, soluçar o ÂNGULO temporais, Como Simples condição de para obter-se o Direito . "(STF - Agravo de Instrumento 296,318-6 - São Paulo -. Rel. Min Marco Aurélio - DJU 18.12.00 - p.13). - "In", "Revista Nacional de Direito do Trabalho", Editora Nacional de Direito, vol. 35, pág. 216/7). (Grifei).
Iniciada a Prestação de Serviços los 11/08/69 (f. 03 e doc. De f. 15) e, portanto, implementado o Requisito Autorizador fazer Benefício los 11/08/89, a Teor do disposto no Artigo 129, da Constituição do Estado de São Paulo, FAZ jus o Recorrente à incorporação da sexta-parte e SEUS reflexos na forma pretendida, Observando-se a prescrição Quinquenal pronunciada Pelo MM. Juízo "a quo". Devido, portanto, o Pagamento da verba denominada sexta-parte, Parcelas vencidas e vincendas, observada a prescrição Quinquenal, incorporando-se o Título para Todos OS efeitos Legais, inclusive na complementação de Aposentadoria, com reflexos los gratificações natalinas, Férias acrescidas de hum terço , FGTS, e do DSR ATS fazer periodo imprescrito. Para Que Localidade: Não Fique SEM menção, consigno Que o Fato de um Ser UMA recorrida Sociedade de economia mista de: Não Torna indevida uma parcela Aqui deferida, porquanto não Artigo 129 da Constituição do Estado de Paulo Localidade: Não se lobriga QUALQUÉR ressalva, O Que Leva um that se conclua that uma parcela E DEVIDA independentemente da Natureza fazer Vínculo do Trabalhador com a Administração Pública.

Esclarece-se Que o Presente provimento jurisdicional entregue E considerando-se that houve inconformismo TÃO somente da Parte Autora, Sendo vedado AO julgador manifestar-se SOBRE tópicos de: Não levantados Pela Parte um QUEM aproveitaria e that implicariam na Reforma "in pejus" da Parte Recorrente .

DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO
Não that pertine AO ​​Adicional por Tempo de Serviço, OS Documentos juntados AOS autos demonstram Que, uma Partir de 1998, Mediante Negociação coletiva e com uma Participação dos sindicatos representativos das CATEGORIAS envolvidas, restou estabelecido novo percentual de Pagamento, convencionando-se in contrapartida hum abono indenizatório de 10% do Salário nominais sem Mês PRIMEIRO EM Que o Pagamento do anuênio se fez devido a soluçar Sistemática nova.
O a Acordo Coletivo Válido Para O PERÍODO de 2002/2003, na Term oitava, assegurou, a Partir de 1º de junho de 2002, o percentual Recebido los 31/05/2002 um Título de Adicional por Tempo de Serviço, Garantido Pelos Acordos Anteriores, acrescido do percentual Fixo pro rata de ATÉ 0,5% (Meio POR Cento).
Localidade: Não HÁ Como se Acolher o inconformismo, não SENTIDO de that houve congelamento fazer Tela los percentual, Haja vista a Natureza da Term e lhes função fazer Contexto los that inserida: norma coletiva de Trabalho com PERÍODO de Vigencia Específico, passível de REVISÃO e alteração na norma coletiva de Trabalho SUBSEQUENTES.

CONCLUSÃO
POSTO ISTO , decide-se CONHECER e DAR provimento PARCIAL AO Recurso para, julgando PROCEDENTE EM PARTE a Reclamação, condenar a reclamada AO Pagamento da verba denominada sexta-parte , Parcelas vencidas e vincendas, observada a prescrição Quinquenal, incorporando-se o Título para Todos efeitos OS Legais, inclusive na complementação de Aposentadoria com, com reflexos los gratificações natalinas, Férias acrescidas de hum terço, FGTS, do DSR e ATS não PERÍODO imprescrito, EM MONTANTE um apurado Ser los Liquidação de Sentença. Juros e correção monetária na forma da lei.
Custas los Reversão, calculadas SOBRE o valor atribuído à condenação de R $ 10.000,00, Pela reclamada e não importe de R $ 200,00 - FRANCISCO ALBERTO DA MOTTA PEIXOTO GIORDANI - JUIZ relator.
Acordão N.
PROCESSO TRT 15ª REGIÃO N ° 020192006130002
12ª CÂMARA
RECURSO ORDINÁRIO
Recorrente: CETESB-COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
Recorrido: LEILA YUNES
ORIGEM: VARA DO TRABALHO 11ª DE CAMPINAS
JUIZ SENTENCIANTE: SANDRA DOS SANTOS BRASIL

Recorre ordinariamente a reclamada pretendendo a Reforma da r.sentença de fls. 66/70 julgou procedente that in PARTE uma Reclamação. Sustenta, EM SINTESE, Que o reclamante Localidade: Não FAZ jus à sexta-parte; Que uma base de Cálculo E o Salário SEM Adicional; Que um DEVE Ser Cobrança Feita atraves de precatório.
Contra-Razões como fls. 95/102.
Manifestação do Ministério Público do Trabalho como fls. 110 opinando Pelo prosseguimento do Feito.
E o Relatório.
VOTO
Conheço fazer Recurso interposto, eis that presentes OS pressupostos Legais de admissibilidade.
No Mérito, improspera o inconformismo.
A pretensão da recorrida TEM POR Fundamento o Artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo that assegura AO Servidor Público Estadual " o percebimento do Adicional ritmo POR de Serviço, concedido nenhum minimo POR quinquênio, e vedada SUA limitação, Bem Como a sexta-parte dos Vencimentos Integrais, concedidas AOS Vinte Anos de efetivo Exercício, Que se incorporarão AOS Vencimentos para Todos OS efeitos, observado o disposto no Artigo 115, inciso XVI, desta Constituição ".
Um soluço norma comento Localidade: Não FAZ QUALQUÉR distinção between Empregados e Funcionários Públicos, cais Quais d'Orsay OS, Como se sabe, apresentam-se Como fazer Espécies Gênero Servidor Público. Onde a lei de: Não distingue, Nao Caberá AO intérprete faze-lo, consoante consagrado Princípio hermenêutico.
Dessa forma, Correta a decisão de Origem that deferiu a Autora OS Benefícios da sexta-parte, incorporando-se AOS Vencimentos para Todos OS efeitos, respeitados OS Limites da inicial ea prescrição.
No pertine that uma base de Cálculo, also Localidade: Não Merece Reparos a r. Sentença de Origem.
A Legislação Estadual constitucional, não Artigo Seu 129, Específica uma base de Cálculo Para o Pagamento da sexta-parte AO referir-se a Vencimentos Integrais. ASSIM, que sejam considerados-SE TODAS como Parcelas salariais Componentes da Remuneração obreira.
Ora, considerando that "Vencimentos" REFERÊ-se um TODO Conjunto de Valores recebidos Pela reclamante, Componentes da Remuneração e Localidade: Não somente o Salário básico, TODAS como Parcelas salariais devem Compor uma base de Cálculo da parcela "sexta-parte".
Indiscutível, não CaSO DOS autos, Que a Recorrente E UMA sociedade anônima constítuida parágrafo Exercer o Controle da Qualidade do Meio Ambiente-Água, ar e solo- los TODO o Território do Estado de São Paulo, Sendo orgão delegado do Governo do Estado de São Paulo, Conforme se Verifica POR Seu Estatuto (fls. 48/55).
ASSIM, Nao se PODE ter uma Recorrente POR equiparada à Fazenda Federal, par o Efeito da Aplicação do art. 100 da Constituição Federal.
Mantenho, portanto, a r. Sentença de Origem.
Posto Isto É, resolvo fazer Conhecer recurso ordinário e, no Mérito, Negar-LHE provimento.
             Hélio Grasselli - Juiz Relator

PROCESSO N ° 00810-2007-009-15-00-6 RO
2ª CÂMARA / 1ª TURMA
RECURSO ORDINÁRIO
1ª VARA DO TRABALHO DE TAUBATÉ
Recorrente: CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
Recorrido: Maria Regina Teixeira Pinto Valério
Juíza Sentenciante: Denise Ferreira Bartolomucci Mulato
nconformada Com a r. Sentença de fls. 75-79, julgou parcialmente procedentes Que OS Pedidos formulados à inicial, recorre a reclamada como fls. 82-104. Pugna Pela Aplicação da prescrição bienal, Exclusão da sexta-parte SOBRE Vencimentos Integrais, indeferimento dos honorários ADVOCATICIOS e requer o Processamento da Execuções Mediante precatório.
Depósito recursal à fl. 105, custas processuais à fl. 106.
Contra-Razões da Autora ÀS fls. 108-116, Oportunidade los that Argui uma irregularidade na Representação processual da Recorrente.
O Ministério Público do Trabalho opina Pelo prosseguimento afazeres Feito à fl. 121, verso, POR Localidade: Não vislumbrar Interesse Público primário apto a ensejar SUA Intervenção.
E o RELATÓRIO.
VOTO
Da irregularidade na Representação processual da Recorrente

Aduz a recorrida, EM SUAS contra-Razões recursais, uma irregularidade na Representação processual da Recorrente, sustentando Que o Advogado subscritor do recurso ordinário interposto somente recebeu Poderes ESPECÍFICOS parágrafo apresentar Defesa.
Razão de: Não LHE Assiste. A ré, Por Intermédio da procuração de fl. 49, constituiu o Advogado Marcelo Ribeiro de Almeida e conferiu-LHE amplos Poderes Para o Geral los foro, com Term ad judicia em Qualquer Juízo, Instancia UO Tribunal, valendo-se de Todos os Recursos Legais cabíveis, podendo substabelecer Semper com Reserva de Poderes .
Ressalto that um Expressão consignada no final, fazer aludido Instrumento (fl 49.) "(...) Para O Fim Específico de apresentar Defesa na Reclamação Trabalhista los that Maria Regina Teixeira Pinto Valério mover los enfrentar de CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental , Processo n º 00810200700915006, EM Curso perante uma 1ª Vara do Trabalho da Comarca de Taubaté - SP ". , se, comunique a de Todos os Atos de Defesa Possíveis de Serem praticados no Processo, inclusive a interposição de Recursos e Localidade: Não somente a Apresentação da contestação.
À fl. 50, o referido procurador substabeleceu com reserva de Iguais Poderes o i. patrono José Claro Machado Júnior, o qua assina o Apelo interposto à fls. 82-104.
Ausente, POIs, eventual irregularidade na Representação processual da Recorrente.
ASSIM Sendo, conheço do Recurso interposto, eis that presentes OS pressupostos Legais de admissibilidade.
Prejudicial de Mérito
Prescrição bienal
Busca um Incidência da prescrição bienal, um soluçar alegação de that a Partir da Aposentadoria da Autora los 22/10/2002 Passou a Fluir o lapso prescricional. ArgumentA Que QUALQUÉR Vínculo posterior com a Administração Pública padece de nulidade, com fulcro na Súmula 363 do Colendo TST. Assevera Que a jubilação constitui Causa de extinção do Contrato de Trabalho, nos TERMOS DO ARTIGO 453 da CLT. Transcreve doutrina e Jurisprudência ACERCA fazer ASSUNTO. Afirma Que No pacto Segundo a recorrida de: Não completou 20 (Vinte) Anos de Serviço e, no Caso de Manutenção da condenação, requer a limitação AO PERÍODO de 28/05/2002 (prescrição Quinquenal) ATÉ 22/10/2002 (data da Aposentadoria ).
Razão de: Não LHE Assiste. Inicialmente, vale registrar, QUE ESTA Semper Desembargadora entendeu NAO SER uma Aposentadoria Causa de extinção DO CONTRATO when O Empregado permanece Trabalhando APOS O Seu Advento, tendão los vista Qué parágrafos OS 1º e 2º DO ARTIGO 453 da CLT tiveram SUA eficacia suspensa Pelo Supremo Tribunal Federal POR Intermédio da Adin 1.770-DF. Ressalvava, não entanto, Meu posicionamento a Fim de suficiente pro-lo AO Entendimento consubstanciado na referida Orientação jurisprudencial.
Inútil e SEM Efeito Prático proferir decisões los desconformidade com como súmulas e orientações jurisprudenciais, modificadas terminam POIs los Esfera superior, criando UMA falsa Expectativa de Vitória ao Trabalhador. Disso de Além, Dentro fazer Possível, como decisões Judiciais devem se harmonizar com OS Tribunais Superiores, visando resguardar a estabilidade e Segurança das Relações Jurídicas.
Ocorre Que o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho decidiu los 25/10/2006 , POR unanimidade, Cancelar um JO 177 da SDI-1, com Arrimo NAS Duas RECENTES decisões do Supremo Tribunal Federal NAS Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs n º 1770 e 1721 ), that declararam inconstitucionais OS parágrafos 1º e 2º DO ARTIGO 453 da CLT, POR violarem preceitos constitucionais relativos OS à Proteção e à Garantia à Percepção dos Benefícios Previdenciários.
Desta forma, retornando AO posicionamento adotado Anteriormente, EM consonância com a Postura do STF, concluo Que a Aposentadoria de: Não extingue o pacto laboral, Tratando-se de hum Único Contrato, porquanto a Prestação de Serviços mantêm-se SEM Solução de continuidade.
Sendo ASSIM, Nao HÁ Que se Falar na Aplicação da prescrição bienal OU limitação da condenação AO lapso compreendido Entre a decretação da prescrição Quinquenal ea dados da jubilação.
Rejeito.
Mérito
Da sexta-parte
Pugna a reclamada Pelo afastamento da condenação não Tópico los Enfoque, soluçar o Argumento de that in Razão da Autora Ser celetista Localidade: Não FAZ jus AO aludido Benefício. Aduz that somente AO Servidor estatutário E APLICÁVEL A Parte final, DO ARTIGO 129 da Constituição Federal. Invoca o disposto Nos Artigos 124 e 127 da Constituição do Estado de São Paulo. Caso mantido O decreto condenatório, ALEGA QUE uma verba EM comento Nao PoDE incidir SOBRE OS seguintes titulos: Adicional de insalubridade, gratificações e extras HORAS.
Mudando posicionamento adotado Anteriormente, entendo Que o Artigo 129 da Carta Bandeirante E auto-APLICÁVEL, prescindindo de regulamentação ulterior. Com a efeito, o Benefício intitulado sexta-parte FOI instituído Pelo referido Dispositivo legal, o qua dispoe Que:
"Ao Servidor Público Estadual de e assegurado o percebimento do Adicional ritmo POR de Serviço, concedido nenhum minimo POR quinquênio, e vedada a SUA limitação, Bem Como a sexta-parte dos Vencimentos Integrais, concedida AOS Vinte Anos de efetivo Exercício, Que se incorporarão AOS Vencimentos efeitos OS para Todos, observado o disposto no art 115., XVI, desta Constituição ".
É de ver-se Que o Texto constitucional REFERÊ-se um Servidor Público Estadual, Nao Fazendo distinção ACERCA fazer regime Jurídico parágrafo Efeito de Aquisição de Direito.
Oportuna a transcrição das Lições de Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro - Editora Malheiros - 24ª Edição - pág 367). Sobre a conceituação de Servidor Público los SENTIDO AMPLO, um sabre:
(...) "São de Todos os Agentes Públicos Que se vinculam à Administração Pública, Direta e indireta, do Estado, soluçar regime Jurídico (a) estatutário regular, Geral UO peculiar, OU (b) Administrativo especial, Ou (c) celetista (regido Pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), de Natureza Profissional e empregatícia ".
SOBRE O ASSUNTO ASSIM se delineia uma Jurisprudência da Mais Alta Corte Trabalhista:
 "Agravo de Instrumento. RECURSO DE REVISTA. SEXTA-PARTE. ART. 129 DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Servidor Público Estadual. Encontra-se consagrado Nesta Côrte o Entendimento de that o art. 129 da Constituição do Estado de São Paulo, AO utilizar a Expressão "Servidor Público", Nao fez distinção between Servidores Públicos estatutários e celetistas, devendo Ambas Espécies como de Servidores gozar do beneficio de da incorporação da Dinamarca DOS sexta-parte Vencimentos. Inviabilidade do Exame de ofensa AO disposto Nos Artigos 37 a 40 da Constituição Federal, POR SUA Natureza Genérica, determinante da incidencia da Súmula 221, I, TST (ex-Orientação Jurisprudencial 94, SbDI1); inservibilidade da citação de Aresto oriundo fazer MESMO Tribunal prolator da decisão recorrida (Artigo 896 da CLT um). Agravo de Instrumento AO qua se nega provimento ".
(TST - Processo AIRR - 134 / 1999-008-02-40, Publicação los DJ - 11/05/2007, Relatora Juíza Convocada Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro)

"Ementa RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA. Incorporação DA SEXTA-PARTE. ARTIGO 129 DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Aplicação. Servidor REGIDO PELA CLT. O Artigo 129 da Constituição Estadual de São Paulo, when se referiu um Servidor Público Estadual, distinguiu Nao, Nesta Oportunidade, OS Ocupantes de cargas Públicos e OS Empregados admitidos soluço Vínculo de Emprego, O Que conduz à ilação de that a referida norma Alberga como Duas Espécies de Servidores Públicos. Destarte, reclamantes OS, contratados soluçar o regime da CLT, Tem Direito à verba intitulada sexta-parte. Recurso de revista conhecido apenas no tocante AO Pagamento da verba sexta-parte e Localidade: Não provido ".
(TST - Processo RR - 2254 / 2003-074-02-00, Publicação los DJ - 30/03/2007, Relator Ministro Aloysio Corrêa da Veiga)
AINDA, Nao se desen olvidar Que o Artigo 37 da Constituição Federal, inciso II, Contém exigências idênticas parágrafo a Contratação, SEJA de estatutários celetistas OU, um sabre:
"Art 37 A Administração Pública Direta e indireta de QUALQUÉR dos Poderes da União, dos ESTADOS, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá AOS principios de legalidade, impessoalidade, moralidade, Publicidade e Eficiência e, also, AO seguinte.:
(...)
II - a investidura carga UO los Emprego Público Depende de aprovação Prévia los concurso Público de Provas UO de Provas e Títulos, de a Acordo com a Natureza ea Complexidade fazer carga OU Emprego, na forma Prevista los lei, ressalvadas como nomeações carga Pará los de comissão declarado los lei de Livre nomeação e exoneração; (...) "
Ademais, inaplicável o Teor da Lei n º 10.261 / 68, a qua assegurou a sexta-parte somente AO Funcionário Público em sentido estrito, EM Virtude da regulamentação advinda com a promulgação da Constituição do Estado de São Paulo.
Quanto à base de de Cálculo, o mencionado Artigo 129 REFERÊ-se à " sexta-parte dos Vencimentos Integrais " , cabendo NAO, ASSIM, QUALQUÉR restrição.
ASSIM, resta Intacto o r. Julgado de Origem.
Dos honorários decorrentes da sucumbência ADVOCATICIOS
Insurgência-se contra a condenação no Título los epígrafe, soluçar o Argumento de Que Localidade: Não FOI PEDIDO formulado inicial com fulcro no Atual Código Civil. Afirma Que Localidade: Não restaram preenchidos OS Requisitos da Lei n º 5.584 / 70.
Localidade: Não houve pleito inicial com espeque Nos Artigos fazer Diploma Atual Civil, Razão Pela Qual improcede a condenação Nos honorários de 20% ao Título de Reparação de despesas.
Na Justiça do Trabalho de São necessários Dois Requisitos Para o deferimento da verba honorários advocatícia decorrente da sucumbência: a comprovação de insufficiency Econômica e Assistência sindical, nos moldes da Orientação Jurisprudencial 305 da SDI-1 do C. TST.
A Autora apresentou declaração de Pobreza à fl. 11, mas Localidade: Não ESTA POR SUA assistido Entidade Sindical. Excluo.
Da Execuções POR precatório
Almeja that um Execuções contra sim promovida SEJA POR processada precatório um Alega Que Seu Patrimônio decorre de Receitas Públicas e Localidade: Não Objetiva lucro. Alega Que Localidade: Não explora ATIVIDADE Econômica, mas somente presta Serviços Públicos e requer uma Aplicação do disposto no Artigo 4º da Lei n º 8.197 / 91.
Seu inconformismo de: Não Merece guarida. A reclamada E UMA sociedade anônima (Artigo 1º fazer Estatuto social - fl 56.), Sujeitando-se regime AO Jurídico das Empresas Privadas (art 173 da Constituição Federal.), Sendo-LHE inaplicável, portanto, OS Tramites de Execuções previstos no art . 100 da Norma Maior.
Mantenho.
Do Exposto, decido fazer Conhecer Recurso interposto, rejeitar a preliminar arguida e, no Mérito, dar-LHE parcial provimento Pará excluir da condenação OS honorários ADVOCATICIOS, nos TERMOS da Fundamentação.
Barbatanas Pará recursais, FICA mantido o valor arbitrado Pela decisão recorrida.

Helena Rosa Mônaco SL Coelho - Desembargadora Federal

DO PRINCIPIO DA isonomia


IV - Manifesto prejuízo sofreu o Recorrente, tendão los vista that a Douta Turma de: Não reconheceu o Direito do autor AO sexta Adicional contraditório, Sendo Que aludido Julgamento de Segundo Grau violou literalmente o Artigo 5 °, " caput "da Constituição Federal, AO Localidade: Não reconhecer o Direito do autor a verba sexta-parte. Pois o Seu Direito se Encontra encastelado Nos preceito fazer Artigo de lei Acima citado, depreende-se Que a Vontade do legislador paulista E não SENTIDO de Concessão do Benefício a Servidores de Todos Os Sem distinção, Visto Que se Fosse Para excluir o Servidor da Sociedade de economia mista da norma Feito térios legal expressamente, cabendo a Este Tribunal Superior a pacificação da Presente DEMANDA concedendo-a nn TERMOS da preambular.

Um Artigo Digníssima Turma de Origem negou Vigencia AO 129, da Constituição do Estado de São Paulo, Haja vista Que o constituinte paulista AO se referir a "Público Servidor" o fez de forma Genérica, abrangendo Toda a categoria de Funcionários e Empregados Públicos regidos Pela CLT.
CONCLUSÃO.
V - O Venerando Acordão ora vergastado prolatado Pelo C. TRT / SP interpre- o Artigo 129, da Constituição do Estado de São Paulo de forma restritiva não that concerne AO Servidor Público Estadual, especialmente o Empregado Público, Que TEM o Seu Contrato de Trabalho Regulado Pela CLT, de Maneira a Localidade: Não reconhecer o Direito à sexta-parte, Entendendo Que: "... Conheço não Recurso, o Porque e tempestivo regular.
A r. decisão de Origem apreciou Ampla e corretamente a Matéria.
De Fato, E indiscutível Que a Constituição Estadual Garante a Percepção da sexta-parte SOBRE OS Vencimentos Integrais SEM estabelecer distinção between Funcionários estatutários e celetistas.
A Vantagem, entretanto, E Privativa dos Servidores Públicos , a Conceito Que Abrange o Pessoal da Administração Direta, das autarquias e das Fundações instituídas OU mantidas Pelo Poder Público, mas de e inaplicável à reclamada, Sociedade regime de economia mista sujeita AO
Jurídico proprio das Empresas Privadas, Por Força do art. 173, Paragrafo 1º - inciso II da Carta Magna ... "

Entretanto o Entendimento adotado Pelo Colendo Tribunal Regional do Trabalho da 15 º Região, Julgado ora colacionado, interpre- de forma Mais abrangente o Artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo when that Diz o seguinte: "... Empregado Público E especie, fazer qua Servidor Público de e Gênero, EO Servidor Público PODE Ser celetista OU estatutário. De QUALQUÉR modo, se trabalham soluçar o pálio da Constituição Bandeirante, Todos enguias São Destinatários fazer Quanto disposto art los Seu. 129, e fazer also arte. 20 do ADCT, fazer Diploma MESMO, POR Inexistência de QUALQUÉR distinção, celetistas Entre UO estatutários, na aludida Regra.

Nesse Passo, also o Servidor Público celetista FAZ jus à Vantagem atinente à sexta-parte dos Vencimentos Integrais, Que Abrange de Todos os Servidores Públicos Estaduais, apos Vinte Anos de Serviço ".

Referido Dispositivo encerrou legal, EM Seu cerne, Os Elementos necessários à Imediata Aplicação fazer Direito ali previsto, caracterizando-se Como norma de eficacia plena, JA Que o legislador delimitou o Objeto da norma (Direito à sexta-parte apos 20 años de efetivo Exercício) , QUEM SE beneficiá desse Direito (Servidores Públicos Estaduais) e QUEM DEVE cumprir uma obrigação (a Administração Pública Estadual), Nao necessitando de aprovação de Legislação infraconstitucional parágrafo Produzir efeitos UO Que o beneficiário SEJA Funcionário Público estatutário.
Nessa esteira, E DEVIDA uma "sexta-parte" AOS Empregados Públicos Empregados de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista ... ". Isto É posto deduz-se Que a Melhor Interpretação DO ARTIGO 129, da Constituição Paulista verdadeiramente ESTA com o Egrégio Tribunal Regional da Região 15ª, Que Localidade: Não distingue de forma alguma o "Público Servidor", na Aplicação de referido Artigo de lei e Aplica los Todos OS SEUS TERMOS o Princípio da Igualdade Inserto nenhuma Acima mencionado Artigo 5 °, da CR.
PEDIDO
VI - Pede-se e Espera-se Que a Colenda Turma Julgadora Dessa Augusta Corte RECEBA, Conheça, processe e acolha o Presente Recurso, reformando o Venerando Acordão recorrido, Como Medida da Mais Verdadeira e Completa Justiça, concedendo los de Todos os TERMOS da prefacial o Benefício sexta-parte EO Quinquenio AO Recorrente, com a condenação da recorrida los custas e Emolumentos Judiciais e honorários ADVOCATICIOS.
TERMOS los Que, cumpridas as necessárias Formalidades Legais, Pede e Espera deferimento.
São Paulo, 02 de junho de 2011.


Silvino Guida de Souza
OAB / SP-


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